El Sitio Web Latinoamericano de Acuariofilia y Disciplinas afines.

Guía de Peces Guía de Plantas Sección Acuarismo Sección Ciencias Comercios Asociaciones de Aficionados y Links ABC del Acuarista Agrega El Acuarista
a tus Favoritos

el acuarista®>ciencias naturales>base de datos:

Informativo Ictiológico

El Informativo Ictiológico es una publicación de la Sociedad Brasilera de Ictiología que viene a facilitar la comunicación entre ictiólogos que trabajan con peces neotropicales. La participación está abierta a todos los investigadores interesados en la ictiofauna neotropical

O Informativo Ictiológico é uma publicação eletrônica da Sociedade Brasileira de Ictiologia que visa facilitar a comunicação entre ictiólogos que trabalham com peixes neotropicais. A participação é aberta a todos os pesquisadores interessados na ictiofauna neotropical.

Hyphessobrycon eques (foto © Edson H. L. Pereira).
Foto ampliable haciendo clic sobre ella.

SINOPSIS DE LAS INVESTIGACIONES

[Publicações]    [Dissertações e Teses]

Elaboração e Editoração:
Edson L. H. Pereira e Paulo H. F. Lucinda

ABILHOA, Vinícius. Pesquisador. Lab. de Ictiologia, Museu de História Natural Capão da Imbuia, Prefeitura Municipal de Curitiba; Rua Benedito Conceição, 407. CEP: 82.810-080 Curitiba, PR, TEL/FAX. (41) 366-3133 , Email: vabilhoa@inetone.com.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Levantamento ictiofaunístico da bacia do alto rio Iguaçu (Região Metropolitana de Curitiba); (2) Levantamento ictiofaunístico da bacia do rio Ribeira (no Estado do Paraná); (3) Estudo dos hábitos alimentares, reprodução e conservação da ictiofauna na bacia do alto rio Iguaçu (Região Metropolitana de Curitiba); (4) Estudo dos otólitos e osteologia do gênero Astyanax (Characidae) da bacia do rio Iguaçu; (5) Estudo alimentar das espécies de peixes estuarinos e marinhos de um banco areno-lodoso no litoral do Paraná; (6) Estudos a longo prazo: biologia e ecologia dos peixes da Região Metropolitana de Curitiba (bacias litorâneas, do Ribeira, alto Iguaçu e Tibagi).

ALVES, Carlos Bernardo Mascarenhas. Biólogo, Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre; Pesquisador do Projeto Manuelzão para Revitalização do Rio das Velhas (UFMG); Consultor na área de ictiofauna para trabalhos na área ambiental, através da empresa Bio-Ambiental Consultoria Ltda.; Rua Rio de Janeiro, 2754/1402, Lourdes, Belo Horizonte (MG); 30160-042; Fone/FAX (0xx31) 281-3358, Celular (0xx31) 9991-4054; Pager (0xx31) 2815959 código 900165; E-mail:curimata@net.em.com.br ou - curimata@dedalus.lcc.ufmg.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Consultor da Brandt Meio Ambiente Ltda no "Projeto de Licenciamento Ambiental das Obras de Melhoria da Navegação na Hidrovia do São Francisco - Plano para os Estudos de Ictiofauna" (Coordenador); (2) Consultor do Departamento Municipal de Eletricidade da Prefeitura de Poços de Caldas no "Programa para Gerenciamento da Ictiofauna da Sub-bacia do Rio das Antas (Coordenador); (3) Consultor da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG no "Programa de marcação de espécies migradoras a jusante da escada experimental para peixes do rio Paraopeba - CEMIG (UTE Igarapé): período reprodutivo de 1999-2000" (Coordenador); (4) Pesquisador do Projeto Manuelzão para Revitalização do Rio das Velhas (UFMG) no Inventário da fauna de peixes do rio das Velhas e os impactos dos usos da bacia sobre a diversidade ictiofaunística.

BARREIROS, João Pedro. Professor Assistente. Departamento de Ciências Agrárias. Universidade dos Açores, 9701-851 Angra do Heroísmo, Portugal. Tel. (295) 204563/40, FAX (295) 332065Email: jpedro@angra.uac.pt
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) levantamento ictiofaunístico da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (em colaboração com Maurício Hostim-Silva, UNIVALI - CTTMar); (2) Projeto Garoupa: biologia reprodutiva de Epinephelus marginatus, em Santa Catarina (em colaboração com Maurício Hostim-Silva, UNIVALI - CTTMar); (3) Peixes associados a Plataforma de Petróleo PXIV - Petrobras (em colaboração com Maurício Hostim-Silva, UNIVALI - CTTMar).

BEHEREGARAY, Luciano B. Oceanologo. Dept. of Biological Sciences, Macquarie University, Sydney, 2109 NSW, Australia. Tel. 61(02) 9850-8187; FAX 61(02) 9850-8245; E-Mail mailto:lbehereg@rna.bio.mq.edu.au
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) filogenia molecular e biogeografia do genero Odontesthes (Atherinopsidae) baseada em sequencias dos genes Cytb, control region e ATPase (com P. Sunnucks - Monash University, Australia e A. Gosztonyi - CENPAT, Argentina; manuscrito em fase final); (2) encerrada a clonagem e caracterizacao dos loci de microsatellites em especies de Odontesthes (primeiros primers de microsatellites desenvolvidos para especies de peixes da America do Sul, veja referencias); (3) filogeografia molecular de uma radiacao recente: exemplos do complexo de especies O. perugiae; (4) invasao continental em O. argentinensis detectada por analises de microsatellites e control region; (5) filogenia molecular da Ordem Atheriniformes com enfase aos peixes-rei do Novo Mundo; (6) filogenia molecular do genero Atherina (com M. Shepherd, Macquarie University); (7) filogenia molecular do genero Basilichthys (com Brian Dyer - Universidad del Mar, Chile).

BEHR, Everton Rodolfo. Doutorando. Programa de Pós-graduação em Biociências. PUCRS. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Laboratório de Ictiologia. Av. Ipiranga, 6681, CEP 90619-900 - Porto Alegre – RS. Universidade Federal de Santa Maria. Departamento de Biologia - Faixa de Camobi, Km 9,0. CEP 97119-900. Santa Maria – RS. Tel. 0(XX) 55 2208465. E-mail: erbehr@sm.conex.com.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: Estudo da estrutura da comunidade de peixes do rio Ibicuí (RS) com ênfase na alimentação da ictiofauna dominante e de interesse ecônomico (Projeto de Tese).Distribuição espaço-temporal da ictiofauna do rio da Várzea (RS).

BEMVENUTI, Marlise de Azevedo. Professora DE, doutora. Departamento de Oceanografia, Fundação Universidade Federal do Rio Grande, FURG - Campus Carreiros, Caixa Postal 474, Rio Grande, RS. Fone: (53) 233-6747, FAX (53) 233-6601 Email: mailto:%20docmab@super.furg.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Responsável por projetos de pesquisa em Morfometria Multivariada aplicada à sistemática e identificação de peixes: a- iniciando a biometria do gênero Hoplias; b- finalizando a revisão de dois gêneros da família Clupeidae; (2) Análise comparativa entre técnicas morfométricas aplicadas a Odontesthes bonariensis e O. humensis (Atherinopsidae); (3) Caracterização da fauna de peixes da Estação Ecológica do Taim, RS; (4) Curadoria da Coleção de Peixes da FURG; (5) Estudo comparativo entre híbridos artificiais e espécies naturais de peixes-rei (Atherinopsidae), em lagoas do RS, Brasil, colaborando com UFPEL. Projeto de extensão: Projeto de montagem e distribuição de coleções de peixes, com guia ilustrado, para escolas do município de Rio Grande. Trabalhos Concluídos, publicação em andamento: (1) Diferenciação morfológica das espécies de peixes-rei Odontesthes (Osteichthyes, Atherinopsidae), no extremo sul do Brasil: Morfometria multivariada; (2) Osteologia comparada entre as espécies de Odontesthes (Osteichthyes, Atherinopsidae), do extremo sul do Brasil; (3) Morfometria comparada de Ramnogaster e Platanichthys (Osteichthyes, Clupeidae), pela análise multivariada", com colaboração de Fernando D. Campello; (4) Ecomorfologia e padrão alimentar de Odontesthes humensis (Atheriniformes, Atherinopsidae) na Lagoa Mirim, RS, Brasil, colaborando com Fabio L. Rodrigues; (5) Relações tróficas entre os peixes-rei Odontesthes bonariensis e O. humensis (Atherinopsidae) da Lagoa Mirim, RS" com colaboração de Fabio L. Rodrigues;

BENNEMANN, Sirlei T. Professora Adjunto. Departamento de Biologia Animal e Vegetal, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina. 86051-970, Londrina, PR, Brasil. Tel (43) 3714631. E-mail: mailto:sirlei@uel.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Ecologia trófica de assembléias de peixes de água doce; (2) diversidade dos peixes da bacia do rio Tibagi (atualmente com a análise dos peixes de riacho).

BERTACO, Vinicius A. Pós-graduando. Laboratório de Ictiologia, Museu de Ciências e Tecnologia - PUCRS, Caixa Postal 1429, 90619-900 Porto Alegre, Brasil. Tel (051) 320-3500 ext. 4413; Fax (051) 3203900; e-mail: ubertaco@pucrs.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Sistemática de Prodontocharax e Amblystilbe (Teleostei: Characidae: Cheirodontinae), com descrição de novas espécies (c/ L. R. Malabarba); (2) revisão taxonômica do gênero Astyanax da bacia do rio Tramandaí (c/ L. R. Malabarba e J. F. P. da Silva); (3) filogenia e taxonomia Hollandichthys e gêneros relacionados (c/ L. R. Malabarba).

BOCKMANN, Flávio A. Pós-Doutorando, Departamento de Vertebrados, Museu Nacional, Quinta da Boa Vista, 20940-040, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Telefone: (21) 568-8262, ramal 249. E- mail: bockmann@openlink.com.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) preparação de minha tese para publicação; (2) revisão de todos os gêneros da tribo Heptapterini, alguns deles em colaboração com colegas (Horiomyzon, com John Lundberg; Nemuroglanis, com Carl Ferraris Jr.; Rhamdiopsis, com Ricardo Castro; e Taunayia, com Eleonora Trajano); (3) revisão do gênero Gladioglanis (Pimelodidae, Heptapterinae), com descrição de duas novas espécies (com John Lundberg); (4) descrição de duas novas espécies do gênero Rhamdella (Pimelodidae, Heptapterinae) (uma com José Pezzi da Silva e outra com Amalia Miquelarena); (5) revisão do gênero Brachyrhamdia (Pimelodidae, Heptapterinae), com a descrição de uma nova espécie (com Wilson Costa); (6) estudo da posição taxonômica de Heptapterus collettii (com Mário de Pinna); (7) estudo filogenético da família Hypophthalmidae (com Mário de Pinna); (8) estudo filogenético do gênero Conorhynchos (Pimelodidae) (com Mário de Pinna); (9) elaboração do "Manual das Espécies de Peixes de Água Doce do Nordeste Brasileiro" (com Heraldo Britski, Paulo Mário Araújo e colaboradores). Um ano atrás terminei minha tese de doutorado "Análise filogenética da família Heptapteridae (Teleostei, Ostariophysi, Siluriformes) e redefinição de seus gêneros". Atualmente trabalho em meu projeto de Pós-Doutorado "Sistemática, revisão taxonômica e biogeografia da tribo Heptapterini Gill, 1861 (Siluriformes, Pimelodidae, Heptapterinae)", supervisionado por Paulo Buckup, Museu Nacional, Rio de Janeiro. Participo também do Projeto Temático "Diversidade de Peixes de Riachos e Cabeceiras da Bacia do Alto Rio Paraná no Estado de São Paulo, Brasil", do programa BIOTA/SP, coordenado por Ricardo Castro, USP, Ribeirão Preto.

BUCK, Sônia. Aluna de Pós-graduação - Doutorado. Depto de Zoologia IBUSP, Caixa Postal 11461, 05422 970, São Paulo, SP. Tel: (11) 818 7511 Email: sbuck@mednet.com.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Tese de doutoramento: "Alimentação e reprodução em peixes Siluriformes (Pisces: Teleostei) em um rio da Mata Atlântica, Alto Ribeira, sudeste de São Paulo." em fase de conclusão. (2) Estudo de comunidade de peixes em riachos da Mata Atlântica, com uso de diferentes métodos de coleta (eletropesca, mergulho livre, entre outros) em colaboração com Pedro Gerhard (IBUSP), Claudia Pereira de Deus (INPA) e Rosana Moraes (Chalmers University of Technology, Gothenburg, Sweden).

BUCKUP, Paulo A. Professor Adjunto. Dept. de Vertebrados, Museu Nacional / UFRJ, Quinta da Boa Vista, 20940-040 Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Tel 55(21) 568-1319 r. 249; FAX 55(21)568-1319 r. 232; Email buckup@acd.ufrj.br. http://www.mnrj.ufrj.br/buckup.htm
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) análise filogenética de Characidiinae (Crenuchidae) (com S.H.Weitzman, USNM); (2) revisão sistemática de Characidiinae do Paraguai (com C.A. Figueiredo), (3) biogeografia da Serra do Mar (com F.A.G. Melo, pós-graduando fazenedo a revisão taxonômica dos "Tetragonopterinae", Characidae); (4) descrição de várias espécies novas de Characidiinae (vide Buckup & Hahn, 2000, entre as recentemente publicadas); (5) preparação do capítulo sobre Crenuchidae para o CLOFFSCA (Check List of Freshwater Fishes of South and Central America); (6) coordenação do SIBIP (Sistema Brasileiro de Informações Sobre Biodiversidade de Peixes, http://www.ufrj.br/museu/vertebra/sibip.htm); (7) coordenador das atividades do MNRJ como participante do Núcleo de Excelência (PRONEX) no Projeto "Conhecimento, Conservação e Uso Racional da Diversidade da Fauna de Peixes do Brasil" (com N.A.Menezes e vários colegas do MZUSP, MCP, UNICAMP, FFCL-USP, USNM, FMNH, Univ. of Arizona). Projetos a longo prazo incluem a preparação de um catálogo de peixes da bacia do rio Uruguai (com L.R. Malabarba, R.R. Reis e C.A. Lucena) e estudo da filogenia dos Characiformes.

CÂMARA, L. F. da. Laboratório de Ictiologia do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Av. Ipiranga, 6681, Caixa Postal 1429, 90619-900, Porto Alegre, RS. E-mail: mailto:eduardo@pro.via-rs.com.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: Projetos finalizados: (1) Levantamento da ictiofauna dos rios Caraguatá e Butiá, Planalto Médio do RS; (2) Monitoramento da ictiofauna do lago da Usina Hidrelétrica de Passo Fundo, RS; (3) Monitoramento das caracterísitcas limnológicas, monitoramento ictiofaunístico e aspectos da biologia de três espécies de peixes do lago da Usina Hidrelétrica de Passo Fundo; (4) Levantamento da ictiofauna de um trecho do rio Uruguai superior; (5) Aspectos da biologia do dourado (Salminus maxillosus) do rio Uruguai superior (6) Aspectos da biologia do grumatã (Prochilodus lineatus) do rio Uruguai superior. Projetos em andamento: (1) Monitoramento das caracterísitcas limnológicas, monitoramento ictiofaunístico e aspectos da biologia de quatro espécies de peixes lago da Usina Hidrelétrica Itá- Passo Fundo. Projetos com início no segundo semestre de 2000: (1) Composição e diversidade da fauna de peixes de dois riachos do Parque Florestal Estadual do Turvo; (2) Levantamento ictiofaunístico da ictiofauna do rio Uruguai no Parque Florestal Estadual do Turvo; (3) Caracterização biológica da bracanjuva (Brycon orbygnianus) num trecho do rio Uruguai superior; (4) Estudo da migração reprodutiva de Salminus maxillosus no rio Uruguai através de técnicas de biotelemetria.

CARDOSO, Alexandre R. Estagiário. Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Laboratório de Ictiologia. Caixa Postal 1429; 90619-900 Porto Alegre, RS, Tel. (51) 320.3500 r.. 4413 e-mail: alexrc@pucrs.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Descrição de espécies novas de Rineloricaria Bleeker, 1862 no leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Brasil (Loricariidae); (2) Sistemática e filogenia de Rhoadsiinae (Teleostei: Ostariophysi: Characiformes: Characidae).

CHAVES, Paulo de Tarso. Professor. Depto de Zoologia, Universidade Federal do Paraná. C.P. 19020; 81531-990, Curitiba, PR, Tel. (41) 366-3144, r. 203,FAX 266-2042, e-mail: poissons@cce.ufpr.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: levantamento biológico de peixes da região estuarina e costeira do Estado do Paraná, incluindo estudos de caso com vistas a potenciais atividades aquícolas.

CUNHA, Bastos J. Professor. Dep. de Bioquímica, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Av. Professor Manuel de Abreu, 48, Rio de Janeiro, RJ, 20550-170, Tel. (21) 587-6429, FAX (21) 587-6136 e-mail: jbastos@uerj.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Biomarcadores enzimáticos para poluentes em peixes nativos; (2) ecobioquímica da relação parasito-hospedeiro em peixes neotropicais; (3) enzimas do metabolismo de neurotransmissores em peixes neotropicais. Projetos da linha 1: Avaliação do potencial das colinesterases como bioindicadores enzimáticos para organofosforados em peixes; Glutation S-transferases em peixes nativos; Monoamino oxidases em peixes nativos, Citocromos P-450 de peixes nativos do Brasil. Projetos da linha 2: Citocromos de P450 da síntese de esteróides e parasitismo hematófago em peixes; Níveis de hormônios gonadais em peixes parasitados; Enzimas plasmáticas em peixes parasitados. Projetos da linha 3: Purificação e caracterização de colinesterases de peixes nativos; Enzimas do metabolismo da serotonina em teleósteos nativos.

FERREIRA, Beatrice Padovani. Professora adjunta. Departamento de Oceanografia, Universidade Federal de Pernambuco, 50.670-901 Recife, PE, Tel/Fax. (81) 2718225, E-mail: beatrice@ibama.gov.br.
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Projeto Recifes Costeiros: Iniciativa de Manejo Integrado para o Sistema Recifal Costeiro entre Tamandare (PE) e Paripueira (AL)- APA Marinha Costa dos Corais- coordenadora do levantamento da pesca artesanal de subsistencia e ictiofauna recifal- Projeto Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento; (2) Projeto Estrutura Populacional de Peixes Recifais na ZEE/NE- Familias Lutjanidae, Serranidae e Carangidae- Financiado pelo MMA, SECIRM e CNPq.

GADIG, Otto Bismarck Fazzano. Professor. Dept. de Biologia , Universidade Santa Cecília. Av. Washington Luiz, 493, ap. 52; 11055-001 Santos, SP, Tel. (13) 2332690 Email: gadig@bignet.com.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) conclusão da tese de Doutorado sobre levantamento da fauna de tubarões do Brasil (pela Unesp); (2) taxonomia de elasmobrânquios dos gêneros Etmopterus, Centroscymnus, Squalus, Scyliorhinus, Dasyatis e Malacoraja (com UERJ); (3) Projeto Cação – Biologia e Pesca de Tubarões Costeiros do Litoral Sul de São Paulo; (4) levantamento dos ataques de tubarões no Brasil; (5) taxonomia dos elasmobrâquios capturados pelo Programa Revizee, entre Salvador (BA) e Itajaí (SC)(com IOUSP, UNIRIO, UEFS; UFES); (6) diagnóstico sobre a biodiversidade de elasmobrânquios brasileiros (com UFRPe)

GHAZZI, Miriam S. Estudante de Doutorado. Seção de peixes, Museu de Zoologia da USP (MZUSP), P.O. Box 42694, São Paulo, SP. Cep. 04299-970 – Tel / Fax (11) 272 02 66 / 274 34 55 e-mail ghazzi@ib.usp.br
>Atuais de projetos de pesquisa incluem: (1) Curso de doutorado iniciado em 1998, com o seguinte tema: Revisão taxonomica e filogenia das espécies do gênero Sturisoma (Loricariidae, Loricariinae) (orientaçao Dr. Naércio A. Menezes). (2) Preparação da publicação das espécies de Rineloricaria do rio Uruguai (RS).

HAHN, Lisiane. Laboratório de Ictiologia do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Av. Ipiranga, 6681, Caixa Postal 1429, 90619-900, Porto Alegre, RS. E-mail: mailto:lhahn@pucrss.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: Projetos finalizados: (1) Levantamento da ictiofauna dos rios Caraguatá e Butiá, Planalto Médio do RS; (2) Monitoramento da ictiofauna do lago da Usina Hidrelétrica de Passo Fundo, RS; (3) Monitoramento das caracterísitcas limnológicas, monitoramento ictiofaunístico e aspectos da biologia de três espécies de peixes do lago da Usina Hidrelétrica de Passo Fundo; (4) Levantamento da ictiofauna de um trecho do rio Uruguai superior; (5) Aspectos da biologia do dourado (Salminus maxillosus) do rio Uruguai superior (6) Aspectos da biologia do grumatã (Prochilodus lineatus) do rio Uruguai superior; (7) Descrição de uma nova espécie do gênero Characidium. Projetos em andamento: (1) Monitoramento das caracterísitcas limnológicas, monitoramento ictiofaunístico e aspectos da biologia de quatro espécies de peixes lago da Usina Hidrelétrica Itá- Passo Fundo. Projetos com início no segundo semestre de 2000: (1) Composição e diversidade da fauna de peixes de dois riachos do Parque Florestal Estadual do Turvo; (2) Levantamento ictiofaunístico da ictiofauna do rio Uruguai no Parque Florestal Estadual do Turvo; (3) Caracterização biológica da bracanjuva (Brycon orbygnianus) num trecho do rio Uruguai superior; (4) Estudo da migração reprodutiva de Salminus maxillosus no rio Uruguai através de técnicas de biotelemetria.

HOSTIM-SILVA, Mauricio. Professor Pesquisador. Laboratório de Ictiologia - CTTMar,
Universidade do Vale do Itajaí. Caixa Postal 360; CEP: 88.302-202 Itajaí, SC, Tel. (47) 341 7566, FAX (47) 341 7566 Email: hostim@mailcity.com e
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) levantamento ictiofaunístico da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (em colaboração com Prof. João Pedro Barreiros e Prof. Ricardo Santos Serrão - DOP, Portugal); (2) Bioecologia da Ictiofauna da Foz do Rio Itajaí Açu ( em colaboração com o Prof. Pedro Andrade - Universidade de Algarve); (3) Projeto Garoupa: biologia reprodutiva de Epinephelus marginatus, em Santa Catarina (em colaboração com Prof. João Pedro Barreiros- DOP, Portugal); (4) Peixes associados a Plataforma de Petróleo PXIV - Petrobras (em colaboração com Prof. João Pedro Barreiros e Prof. Ricardo Santos Serrão - DOP, Portugal); (5) Ictiofauna estuarina do Estado de Santa Catarina.

LANGEANI, Francisco. Professor Assistente Doutor. Departamento de Zoologia, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista - UNESP. Caixa Postal 136, 15054-000, São José do Rio Preto, SP. Tel (17) 221- 2367, Fax (17) 221-2374, Email: langeani@zoo.ibilce.unesp.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Sobre as espécies de Bryconamericus Eigenmann, 1907, do alto rio Paraná (Ostariophysi, Characidae) (em colaboração com Fabrício José Tarelho-Pereira e Vanessa Xavier Linhares de Andrade); (2) Filogenia e revisão taxonômica dos gêneros Anodus Cuvier, 1829, Micromischodus Roberts, 1971, Argonectes Bohlke & Myers, 1956, Bivibranchia Eigenmann, 1912 e Hemiodus Muller, 1842 (Characiformes, Hemiodontidae); (3) Uma nova espécie de Harttia Steindachner, 1876, do rio São Francisco (Ostariophysi, Siluriformes, Loricariidae, Loricariinae) (em colaboração com Osvaldo Takeshi Oyakawa - Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo e Juan Ignacio Montoya-Burgos - Universidade de Genebra); (4) Comportamento reprodutivo do cascudo Liposarcus anisitsi (Eigenmann & Kennedy, 1903) (Ostariophysi, Siluriformes, Loricariidae) em tanques de piscicultura", (em colaboração com Andre Luis da Cruz); (5) Consolidação da Infra-estrutura e Informatização da Coleção de Peixes do Departamento de Zoologia (DZSJRP) do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), UNESP, São José do Rio Preto, SP; (6) Estudos a longo prazo Manual dos peixes do canal principal da drenagem amazônica – Brasil. Famílias Ageneiosidae e Doradidae (Ostariophysi, Siluriformes) (em colaboração com John G. Lundberg) e Manual de Identificação dos Peixes do Alto Curso do Rio Tietê, SP.

LEHMANN, Pablo. Universidad del Valle, Cali - Colombia. Carrera 6 # 43N66, Popayan, Cauca – Colombia - Tel: (5728) 235668 e-mail: mailto:pablolehmann@hotmail.com
>Current work: Revision systematic of the neotropical armored catfish genus Callichthys (Ostariophysi: Siluriformes: Callichthyidae). Together with Roberto E. Reis (MCP, PUC-RS)

LUCENA, Carlos A. S. Pesquisador. Laboratório de Ictiologia. Museu de Ciências e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Av. Ipiranga 6681, prédio 40. Porto Alegre. 90619-900. RS. e-mail: lucena@pucrs.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) taxonomia e filogenia do gênero Roeboides (c/ vários subprojetos); (2) definição do gênero Deuterodon e lista das espécies incluídas (c/ Margarete Lucena); (3) guia de identificação das espécies de água doce do sistema da laguna dos Patos (c/Margarete Lucena, Roberto Reis & Luiz Malabarba).

LUCENA, Z. Margarete S. de. Pesquisadora. Laboratório de Ictiologia, Museu de Ciências e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Av. Ipiranga 6681, 90619-900 Porto Alegre, RS, Brasil. e-mail margarete@pucrs.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Revisão taxonômica e relações filogenéticas das espécies do gênero Phenacogaster Eigenmann, 1907 (Ostariophysi: Characiformes). Projeto de tese de doutorado. (2) definição do gênero Deuterodon e lista das espécies incluídas (c/ Carlos Lucena); (3) estudo taxonômico de B. stramineus (c/Juliane Pedrini); (4)guia de identificação das espécies de água doce do sistema da laguna dos Patos (C/ C.Lucena, L.R.Malabarba & R.E.Reis).
Preciso de espécimes de Phenacogaster do nordeste do Brasil e da Guiana Francesa, se alguém puder auxiliar-me, por favor contate-me:
margarete@pucrs.br

LUCINDA, Paulo H. F. Professor Adjunto / Curador. Universidade do Tocantins, Campus de Porto Nacional, C.P. 25, 77.500-000, Porto Nacional, TO, BRASIL. Tel: 55 021.63.863.1701 FAX: 55 .021.63.863.1701; e-mail: plucinda@pop-to.rnp.br.
Endereço Atual: Museu de Ciências e Tecnologia, PUCRS (MCP).Av. Ipiranga, 6681. Caixa Postal 1429, 90619-900 Porto Alegre, RS, BRASIL Tel.: 55. 021.51.320.3500 ex.4413. Fax:55.021.51.339.1564. e-mail:
99191442@pucrs.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Sistemática e Biogeografia da tribo Cnesterodontini (Poeciliinae, Poeciliidae, Cyprinodontiformes) como tese de doutoramento sob a orientação do Dr. Roberto E. Reis; (2) Estudos Sistemáticos no gênero Jenynsia no Sudeste do Brasil (c/ R. Quevedo e R. E. Reis); (3) Descrição de duas novas espécies de Cnesterodon do alto rio Paraná, Brasil (c/ J. C. Garavello); (4) Sistemática e Biogeografia do gênero Phallotorynus (Poeciliinae, Poeciliidae, Cyprinodontiformes) (c/ R. S. Rosa and R. E. Reis); (5) Levamento da ictiofauna do médio e alto rio Tocantins; (6) Descrição de uma nova espécie de Jenynsia do sul do Brasil e suas relação filogenéticas (c/ M. J. Ghedotti and A . D. Meisner).

MALABARBA, Luiz R. Professor, Depto. de Zoologia , UFRGS, Av. Paulo Gama, s/n, 90046-900 - Porto Alegre - RS, Brasil, Tel (51) 316-3017, FAX (51) 316-3933, E-mail: malabarb@vortex.ufrgs.br. Pesquisador, Museu de Ciências e Tecnologia, PUCRS, Av. Ipiranga 6681, 90619-900 - Porto Alegre - RS, Brasil, Tel (51) 320-3500 r. 4413 - Fax: (51) 339-1564; E-mail: malabarb@pucrs.br.
>Atuais projetos de pesquisa incluem: continuação do estudos dos Cheirodontinae (Characidae), (1) revisão de Cheirodon e Serrapinnus; (2) iniciando a revisão dos cheirodontineos Prodontocharax e Amblystilbe (com V. Bertaco); (3) estudo das gônadas e morfologia do espermatozóide em compsuríneos com inseminação (com J. Burns e S. Weitzman). Outros projetos em Characidae incluem (4) descrição de um novo gênero de Tetragonopterinae (com S. Weitzman), (5) descrição de uma nova espécie de Odontostoechus (com J. Pezzi), e (6) descrição de uma nova espécie de Hypobrycon (com J. Pezzi). Também estou estudando biologia comparativa de caracídeos com inseminação e fertilização externa (com C. Fialho, M. Azevedo e D. Gelain). Descrição de novas espécies de Gymnogeophagus (Cichlidae) (com R. Reis) e revisão do grupo de espécies O. perugiae (Atherinopsidae) da bacia do rio Tramandaí (com B. Dyer) estão para ser terminados.

MALABARBA, M. Claudia. Pesquisador. Laboratório de Paleontologia, Museu de Ciências e Tecnologia, PUCRS, Av. Ipiranga, 6681, 90.619-900, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, RS Fone: (51)320-3500 r.4412, e-mail: mariacm@pucrs.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Revisão taxonômica do gênero Triportheus (Characidae); (2) paleoictiofauna do Cretáceo Inferior da Bacia do Araripe (Pernambuco); (3) peixes fósseis da Formação Itapecuru, Maranhão, (com Maria Fernanda Dutra).

MELO, Cesar E. Professor. Dept. Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Mato Grosso, Br. 158 Km 148, Nova Xavantina, MT. Tel/Fax (065) 438-1224. Email: meloce@yahoo.com
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Levantamento e ecologia de peixes do curso médio do Rio das Mortes (Bacia do Araguaia) (2) Ecologia de peixes em lagos do Pantanal do Araguaia (Planície do Bananal) no Estado de Mato Grosso. (3) Ecologia de peixes em córregos de cerrado no Planalto Central Brasileiro (Bacia Amazônica)

MELO, Filipe A. G. de. Aluno de mestrado. Setor de Ictiologia, Dept. de Vertebrados, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Quinta da Boa Vista, 20940-040 Rio de Janeiro, RJ, Tel. (21) 568-8262 r. 249 Email: fagm@acd.ufrj.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) revisão sistemática das espécies de Tetragonopterinae (Characiformes: Characidae) das drenagens da Serra dos Órgãos, RJ (rio Paraíba do Sul e rios costeiros); (2) estudo das relações biogeográficas entre 9 drenagens da Serra dos Órgãos com base em similaridade ictiofaunística; (3) estudo da variação ontogenética entre espécies de Astyanax e Deuterodon através de técnicas de morfometria geométrica; (4) estudos a longo prazo: revisão sistemática e filogenética da família Characidae

MENEZES, Naércio A. Professor Titular. Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, Caixa Postal 42694; 04299-970, São Paulo - S.P., Tel. (11)-274-3455 r. 244, FAX (11)-274-3690, E-mail: naercio@usp.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Conhecimento, conservação e utilização racional da diversidade da fauna de peixes do Brasil - Projeto PRONEX, N º 330 - Coordenador; (2) Diversidade de peixes de riachos e cabeceiras da bacia do Alto Rio Paraná no Estado de São Paulo - Processo FAPESP N º 1998/5072-8 - Pesquisador principal; (3) Sistemática e biogeografia da subfamília Glandulocaudinae (Teleostei, Ostariophysi, Characiformes, Characidae), em colaboraçao com Stanley H. Weitzman, Smithsonian Institution, Washington, D.C., Estados Unidos; (4) Manual de Peixes Marinhos do Sudeste do Brasil (em colaboração com José Lima de Figueiredo, MZUSP).

MIMURA, Olga M. Professora pesquisadora. Depto de Biociências, FCBEE, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rua Itambé 45, prédio 5; 01239-902, São Paulo, SP. Tel. (11) 2368345, 2368731. Instituto de Biociências, Depto de Fisiologia, Universidade de São Paulo, Rua do Matão, Travessa 14, n° 100 , Butantã, São Paulo, SP. Tel.(11) 8187560, FAX (11) 2724153. Email : ommimura@usp.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) fisiologia da reprodução -proteínas, lipídios e esteróides gonadais e ciclo reprodutivo; (2) hormônios do sistema neurossecretor caudal e variações osmóticas ambientais.

MORAES, Gilberto. Professor Dr. Laboratório de Bioquímica Adaptativa. Departamento de Genética e Evolução, Universidade Federal de São Carlos. Caixa Postal 676; 13565-905 São Carlos, SP, Tel 51 0xx16 2608370. Fax 2608306. Email. gil@power.ufscar.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Estudo dos padrões enzimáticos digestivos de tambaqui e pintado, submetidos a regimes alimentares com teores diferentes de proteína e carboidrato. (2) Estudo das características de transporte de nutrientes em trato digestório de matrinchã. (3) Caracterização do perfil enzimático de excreção nitrogenada no desenvolvimento ontogenético de pintado. (4) Respostas metabólicas de pintado ao estresse causado por manuseio e variações ambientais de temperatura, salinidade amonia e pH. (5) Efeito de organofosforados no metabolismo intermediário de matrinchã.

OLIVEIRA, Claudio. Professor Adjunto. Dept. de Morfologia, Instituto de Biociências, UNESP. Caixa Postal 510; 18618-000 Botucatu, SP. Tel. (14) 820-6322, FAX (14) 820-6264, e-mail: claudio@ibb.unesp.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Estudo das relações entre espécies e gêneros de Callichthyidae, com base em marcadores citogenéticos e moleculares; (2) estudo das relações de Hemipsilichthys e gêneros relacionados (Loricariidae), com base em marcadores citogenéticos e moleculares; (3) estudo das relações entre populações de Astyanax scabripinnis da região de Botucatu, com base em marcadores citogenéticos e moleculares; (4) estudo das relações entre populações de Pseudotocinclus tietensis das bacias do Tiête, Ribeira e Paraíba do Sul utilizando marcadores morfológicos, citogenéticos e moleculares (em colaboração com Osvaldo T. Oyakawa, MZUSP). (5) estudo do polimorfismo e herança de regiões organizadoras de nucléolo em truta arco-íris; (6) estudo da variação do conteúdo de DNA nuclear entre os Characiformes. (7) estudo das seqüências satélites dos cromossomos de peixes (em colaboração com o Dr. Fausto Foresti, UNESP). (8) desenvolvimento de novas linhagens de tilápia para piscicultura (em colaboração com o Dr. Fausto Foresti e Newton Castagnoli, UNESP); (9) desenvolvimento de marcadores moleculares para o estudo dos cromossomos de tilápia (em colaboração com o Dr. Jonathan M. Wright, Dalhousie University).

OLIVEIRA, José Carlos de. Professor Adjunto. Universidade Federal de Juiz de Fora - Depto. de Zoologia. rua Oswaldo Aranha, 88 / ap. 403. Juiz de Fora, MG - CEP 26016-340. fone (032) 229- 3215. FAX (032) 229-3216. e-mail: jco@icb.ufjf.br.
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Monitorizaçäo da ictiofauna da área de influência do AHE Mello, no ribeiräo Santana, bacia do rio Paraíba do Sul, município de Rio Preto (MG); (2) Biologia dos peixes de importância alimentar da sub-bacia do alto rio Itapemirim (ES); (3) Estudos prévios de impactos ambientais sobre a ictiofauna da área de influência do AHE Picada, no rio do Peixe, bacia do rio Paraíba do Sul, município de Juiz de Fora (MG); (4) Similaridade da ictiofauna de três cabeceiras adjacentes na serra da Mantiqueira, em Minas Gerais (bacias dos rios Paraná, Doce e Paraíba do Sul); (5) Biologia dos peixes do reservatório de Chapéu d'Uvas, no rio Paraibuna, bacia do rio Paraíba do Sul (MG) (Os dois últimos em colaboraçäo com orientandos Eduardo S. Togoro e Adma K. G. Lacerda, respectivamente).

PEREIRA, Edson H. L. Posgraduando, Laboratório de Ictiologia, Museu de Ciências e Tecnologia – PUCRS, Caixa Postal 1429, 90619-900 Porto Alegre, Brasil. Tel. (51) 320-3500 ext. 4413 – FAX (51) 339-1564 – e-mail: edsonhlp@pucrs.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) relações filogenéticas dos gêneros e espécies da subfamília Neoplecostominae (sensu Armbruster: Neoplecostomus, Pareiorhina, Pareiorhaphis, Kronichthys, Isbrueckerichthys, Hemipsilichthys e Corymbophanes da Bahia) para minha tese de doutorado; (2) terminando uma revisão taxonômica do gênero Pareiorhaphis (Siluriformes, Loricariidae) (com R.Reis); (3) descrição de três novas espécies do gênero Loricarichthys (Teleostei, Siluriformes) do sul da América do Sul (com R.Reis) (submetido); e (4) revisão de Delturus e Hemipsilichthys e proposição de uma nova subfamília de Loricariidae (Siluriformes) (com J. Armbruster e R. Reis).

PIORSKI, Nivaldo M. Professor Assistente. Dept. de Oceanografia e Limnologia, Universidade Federal do Maranhão. Av. dos Portugueses s/n; 65080-040 São Luis, MA. Tel. (98) 217-8547, Tel/FAX (98) 217-8546 E-mail: nvgis@elo.com.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) levantamento ictiofaunístico na Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (Sistema Pindaré-Mearim); (2) ecomorfologia de peixes no lago de Viana e rio Turiaçu; (3) morfometria das populações do gênero Hassar.

POMPEU, P. S. Consultor Ambiental - Ictiofauna. Acqua Consultoria e Recuperação de Ambientes Aquáticos LTDA. Rua Dom Lúcio Antunes 424/502. 30535-630. Belo Horizonte, MG. Tel/Fax. (31) 375-9629. e-mail: pompeups@hotmail.com
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Caracterização da Ictiofauna do rio das Velhas (bacia do rio São Francisco - MG) e investigação das causas das freqüentes mortandades de peixes neste rio; (2) Levantamento e monitoramento da ictiofauna da região de influência da UHE – Porto Estrela, rio Santo Antônio, bacia do rio Doce, MG; (3) Acompanhamento da ictiofauna da região de influência da UHE – Santa Clara, rio Mucuri, MG.

PORTO, Jorge Ivan Rebelo. Pesquisador. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Pesquisas em Biologia Aquática. Caixa Postal 478; 69083-000 Manaus-AM, Tel. (92) 643-3243, FAX (92) 643-3292 Email: jirporto@inpa.gov.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Filogeografia molecular de serrasalmídeos da Amazônia; (2) Estudo citogenético e molecular de peixes ornamentais do Rio Negro (AM); (3) Clonagem do hormônio de crescimento do Tambaqui Colossoma macropomum (em cooperação com Spartaco Astolfi Filho, Universidade do Amazonas); (4) Atividades a longo prazo: banco de tecidos de peixes amazônicos para análise de DNA.

QUEVEDO, Rodrigo. Laboratório de Ictiologia, Museu de Ciências e Tecnologia(MCP), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Caixa Postal 1429; 90619-900 Porto Alegre, RS, Tel. (51) 320-3500 r. 4413, FAX (51)320-3903 e-mail: qvdo75@pucrs.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) relações filogenéticas do Grupo Rhinelepis (Loricariidae; Hypostominae; Rhinelepini) e descrição de um novo gênero para o Alto Uruguai (dissertação de Mestrado); (2) Descrição de duas novas espécies de Jenynsia (Cyprinidontiformes; Anablepidae) para o sul do Brasil e suas relações filogenéticas (em conjunto com P.H.F.Lucinda, e R.E. Reis,); (3) revisão taxonômica do gênero Oligosarcus (Teleostei: Characidae) para o sistema da Laguna do Patos e Sistema do rio Uruguai (com L. R. Malabarba).

REIS, Roberto E. Museu de Ciências e Tecnologia (MCP) PUCRS. Av. Ipiranga 6681, Caixa Postal 1429, 90619-900 Porto Alegre, Brasil. Tel (+55 51) 320-3500 ext. 4413; FAX (+55 51) 339-1564; e-mail: reis@pucrs.br.
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) vários trabalhos de descrição e relações filogenéticas de diversos novos taxa de Loricariidae (Siluriformes) (com Edson Pereira, Kiko Langeani, etc); (2) revisão de Delturus e Hemipsilichthys e proposição de uma nova subfamília de Loricariidae. (Siluriformes) (com Jon Armbruster e Edson Pereira) (3) descrição de várias novas espécies de Gymnogeophagus (Cichlidae, Perciformes) e reavaliação de seuas relações filogenéticas (com Luiz Malabarba); (4) revisão do gênero Callichthys (Callichthyidae, Siluriformes) (com Pablo Lehmann); (5) descrição de uma nova espécie de Jenynsia (Anablepidae, Cyprinodontiformes) (com Paulo Lucinda e Rodrigo Quevedo); (6) edição do Check List of Freshwater Fishes of South and Central Americas (com Sven Kullander e Carl Ferraris); e (7) edição do Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul.

ROCHA, Luiz A. Estudante de Doutorado. University of Florida, Florida Museum of Natural History, Department of Ichthyology, Gainesville FL 32611 USA. Email: rocha@gnv.ifas.ufl.edu
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Projeto de doutorado: filogeografia, evolução e genética populacional de peixes de recifes da família Labridae no Atlântico (orientador: Brian Bowen, University of Florida) (2) levantamento ictiofaunístico dos recifes profundos da Paraíba (45-70m) (em cooperação com Bertran Feitosa e Ricardo Rosa, UFPB); (3) estudo das comunidades de peixes associadas a esponjas na costa nordeste do Brasil (em cooperação com Ierece Rosa e Bertran Feitosa, UFPB); (4) descrição de espécies de peixes recifais dos gêneros Prognathodes (Chaetodontidae), Starksia (Labrisomidae), Ptereleotris (Microdesmidae), Elacatinus (Gobiidae) e Emblemaria (Chaenopsidae) (em cooperação com Ierece L. Rosa, UFPB; João Luiz Gasparini, UFES; Robson T. Ramos, UFPB; Ricardo Z. Guimarães, UFRJ); (5) revisão sistemática do gênero Ophioblennius, baseada em caracteres morfológicos e moleculares (em cooperação com Brian Bowen e Andrew Muss, University of Florida); (6) estudos a longo prazo: utilização de marcadores genéticos para avaliação de questões sobre biogeografia e evolução de peixes recifais do Atlântico; inventário da ictiofauna recifal do nordeste brasileiro.

ROSA, Ricardo S. Professor. Dept. de Sistemática e Ecologia, Universidade Federal da Paraíba. Campus Universitário I, 58059-900 João Pessoa PB. Tel/fax. (83) 216-7025. Email: rsrosa@dse.ufpb.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) levantamento ictiofaunístico da APA de Barra de Mamanguape (bacia do Rio Mamanguape, PB); (2) levantamento ictiofaunístico das bacias costeiras e áreas de brejos de altitude dos estados da Paraíba e Pernambuco; (3) compilação das espécies de peixes estuarinos do NE (atividade p/ SBI); (4) compilação da lista de espécies de peixes ameaçadas no Brasil (para oficialização junto ao IBAMA; sócios da SBI receberão previamente a lista para consulta e sugestões); (5) Estudos sobre a história natural do tubarão-limão, Negaprion brevirostris no Atol das Rocas e Fernando de Noronha (em cooperação com o Dr. Samuel Gruber, Universidade de Miami; a segunda expedição do projeto esté prevista para março de 2000); (6) estudos sistemáticos em Potamotrygonidae, com a descrição de novas espécies amazônicas; (7) por fim, colaboração em estudos de levantamento e ecologia de peixes recifais em áreas da Paraíba e Rio Grande do Norte.

SACCARDO, Suzana Anita. Pesquisadora. Setor de Ecossistemas, Representação do IBAMA em São Paulo. Alameda Tietê, 637; 01417-020 São Paulo, SP, Fone/Fax (11) 282-9746 Email: suzana@sp.ibama.gov.br , suzi@netuno.io.usp.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem:(1) assessoria/consultoria a instituições de pesquisa quanto ao fornecimento de dados bioestatísticos da pesca dos principais recursos pesqueiros de importância econômica no país; (2) acompanhamento do Acôrdo de Cooperação Institucional IBAMA/Universidade Presbiteriana Mackenzie; (3) programas de gestão participativa e ordenamento pesqueiro; (4) Dinâmica de Populações e Avaliação de Estoques dos Recursos Pesqueiros de Importância Comercial - Programa REVIZEE - SCORE Sul; (5) censo do Setor Camaroneiro da região sudeste/sul do Brasil;

SANTOS,G. M. Pesquisador, Coordenação de Pesquisas em Bioogia Aquática (CPBA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Cx.P. 478 Manaus, AM., tel. 092-643.3235 - 643.3244 email gsantos@inpa.gov.br.
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Levantamento da ictiofauna na hidrelérica de Balbina-AM; (2) Levantamento dos anostomídeos da bacia do Trombetas-PA; (3)Avaliação da composição do pescado no mercado de Manaus.

SHIBATTA, Oscar Akio. Professor Adjunto. Dept. de Biologia Animal e Vegetal, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Londrina. 86051-970, Londrina, PR. Tel. (43) 3714631. E-mail: shibatta@uel.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Organização da coleção ictiológica do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Londrina; (2) Elaboração de um manual de identificação dos peixes da bacia do rio Tibagi, Paraná; (3) Ecologia dos peixes de riachos da bacia do rio Tibagi; (4) colaboração na elaboração do CLOFFSCA, com a família Pseudopimelodidae; (5) Revisão taxonômica do gênero Microglanis.

SILVA, Cláudia Pereira De Deus. Pesquisador. Coordenação de pesquisas em biologia aquática, instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Cx. Postal 478, 69011-970 Manaus-AM. Tel. (92)643-3254. email: claudias@inpa.gov.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Participação no projeto estrutura, dinâmica do ecotono catalão. (2) Estudo de comunidade de peixes em riachos da Mata Atlântica, com uso de diferentes métodos de coleta (eletropesca, mergulho livre, entre outros) em colaboração com Sônia Maria do Couto Buck (Ibusp), Pedro Gerhard (Ibusp), e Rosana Moraes (Chalmers University Of Technology, Gothenburg, Sweden). Pretendo iniciar pesquisa cujo objetivo central sera avaliar a influência de desmatamentos sobre as comunidades de peixes em riachos na Amazônia. Pretendo enquadrar este estudo em um âmbito mais geral, numa linha de pesquisa sobre ecohidrologia em que outras informações relacionadas com as comunidades de peixes (ex: limnologia e hidrologia dos riachos, comunidades de invertebrados bentônicos) deverão também ser geradas.

SILVA, J. F. Pezzi da. Laboratório de Ictiologia , Museu de Ciências e Tecnologia (MCP), PUCRS, Av. Ipiranga, 6681, Caixa Postal 1429, CEP 90619-900, Porto Alegre, RS, BRASIL. Tel (51) 320 3500 ext. 4413; FAX (51) 339 1564; e-mail: pezzi@pucrs.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Preparação da Revisão taxonômica das espécies de Bryconamericus (Characiformes: Characidae) do sul e sudeste do Brasil, para publicação; (2) revisão taxonômica das espécies de Astyanax (Characiformes: Characidae) do sistema do rio Tramandai, sul do Brasil (c/ L.R. Malabarba and V.A. Bertaco); (3) revisão taxonômica do gênero Odonthostoechus (Characiformes: Characidae) do sul do Brasil (c/ L.R.Malabarba); (4) descrição de duas espécies novas de Hypobrycon (Characiformes: Characidae) para o estado do Rio Grande do Sul, Brasil (c/ L.R. Malabarba).

TEDESCO, Yur M.S. Professora. Depto de Biociências, FCBEE, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rua Itambé 45, prédio 5; 01239-902, São Paulo, SP. Tel. (11) 2368345, 2368731, Fax (11) 2368754. Email: ymtedesco@mackenzie.com.br, yst@mandic.com.br.
>Atual projeto de pesquisa inclui: histofisiologia de Corpúsculos de Stannius em Hypostomus sp , Loricariidae ,sob ação da Vit. D3.

UIEDA, Virginia S. Pesquisador / Docente. Dept. Zoologia, Universidade Estadual Paulista. Caixa Postal 510; 18618-000 Botucatu, SP, Tel. (14) 820-6268, FAX (14) 820-6052 e-mail: uieda@botunet.com.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) importância da algivoria e detritivoria por peixes em tramas alimentares de riachos tropicais; (2) análise ecomorfológica das comunidades de peixes dos riachos das Bacias dos rios Tietê e Paranapanema; (3) trama alimentar.

VENDEL, Ana Lúcia. Estudante de Mestrado. Dept. de Zoologia, Universidade Federal do Paraná. Endereço: Pça Santos Andrade, 39/62, Curitiba, Pr. 90020-938. Tel. (41) 222-2500. E-mail: analucia@aica.cem.ufpr.br
>Atual projeto de pesquisa inclui: (1) Dinâmica e estrutura da assembléia de peixes de áreas associadas à marismas da Baía de Guaratuba, Paraná, Brasil. Tese de mestrado em desenvolvimento.

VIEIRA, Fábio. Biólogo. Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre, ICB, UFMG. Caixa Postal 486, 30161-970, Belo Horizonte, MG. Telefax - 0xx (31) 491-9818 Email: eleotris@dedalus.lcc.ufmg.br
>Atuais projetos de pesquisa incluem: (1) Monitoramento das comunidades de peixes na área de influência da UHE Santa Clara, rio Mucuri, MG; (2) Monitoramento das comunidades de peixes na área de influência da UHE Porto Estrela, rio Santo Antônio, bacia do rio Doce, MG; (3) Análise dos impactos sobre as comunidades de peixes na área de influência da Companhia Mineira de Metais, no rio São Francisco, município de Três Marias, MG; (4) Descrição de uma nova espécie de Brycon da bacia do rio Doce – em colaboração com Flávio C. T. Lima - MZUSP (5) Análise da estrutura de comunidades em um trecho do médio rio Doce, MG - desenvolvido dentro do Programa de Estudos de Longa Duração (PELD), convênio UFMG/CNPq.

[ bibliografíaTesis y Conferencias ]

arriba#

Buscar en Scirus

Buscar sólo en Biociencias

El Acuarista es marca registrada. Los contenidos no firmados (textos y fotos) pertenecen a Roberto Petracini y están protegidos por la legislación vigente.
No obstante se podrán reproducir libremente, sin fines comerciales,  mencionando autor y URL de origen. En cambio no se autoriza la reproducción de aquellos contenidos que están protegidos con © los cuales deberán contar con el permiso del autor.
Copy 2007-2009